O draft da NFL vem aí! Conheça os principais prospects de ataque por posição

Estamos a duas semanas do Draft, ocasião onde os principais destaques da NCAA são escolhidos pelos times da NFL para iniciarem suas carreiras na liga. São sete rodadas de escolhas, distribuídas em 32 escolhas, uma por time, além das escolhas compensatórias, distribuídas pela liga para times que tiveram perdas significativas no período de free agency da temporada anterior. Uma verdadeira infusão de talentos jovens para as equipes da liga a cada ano.

Para este ano, temos posições com muitos destaques que podem sair já na primeira rodada, e outras com menos jogadores que se destacaram em sua trajetória na universidade. O período pré-draft costuma causar muitas variações nas avaliações dos jovens talentos, com uma entrevista errada ou um entrevero com a polícia podendo causar consequências desastrosas às possibilidades de um jovem entrar na liga, mas enquanto o draft não chega e nada de estranho acontece, vamos conhecer os principais talentos saindo da universidade esse ano.

Quarterbacks

A posição: 2014 parece ser um bom ano para selecionar quarterbacks. Não pode se esperar nada como 2012, quando foram selecionadas estrelas como Andrew Luck, Robert Griffin III e o atual campeão do Superbowl Russel Wilson, mas este ano temos diversos prospects que devem sair nos primeiros dois rounds.

Principal nome: Johnny Manziel nem entrou na liga ainda e já é uma estrela. Seu “pro day” atraiu toda a mídia nacional ao campus de sua universidade, Texas A&M. Suas principais habilidades são uma capacidade surreal de escapar da  pressão e criar jogadas com os pés, além de sucesso nos passes curtos e médios. Sua adaptabilidade a ataques no molde da liga profissional e sua fama de baladeiro são os principais pontos de atenção com relação a sua escolha.

Possíveis destinos: Será uma surpresa se Johnny não for selecionado no primeiro dia. Os principais times relacionados a ele são Minessota Vikings, Cleveland Browns e Tampa Bay Buccaneers.

Outros destaques: Blake Bortles (UCF) e Teddy Bridgewater (Louisville);

Running Backs

A posição: Tudo indica que, tal como em 2013, nenhum running back seja selecionado na primeira rodada do draft. Isso entretanto não é indicação da má qualidade dos atletas da posição, e sim que a quantidade de talentos é tamanha que é possível achar bons corredores ainda nas rodadas mais tardias da seleção.

Principal nome: Tre Mason foi a peça central do vice-campeão nacional Auburn em 2013. Ele carregou o ataque e quebrou recordes de ninguém menos que o Bo Jackson, RB lendário dos Raiders, que também foi produto de Auburn. Possui agilidade e velocidade e identifica bem seus bloqueios. Ele pode precisar ganhar um pouco mais de força para aguentar as pancadas da NFL, além de ainda não ser um recebedor confiável saindo do backfield.

Possíveis destinos: Miami Dolphins, Cleveland Browns e Oakland Raiders tem sido relacionados com o jovem vindo de Auburn.

Outros destaques: Carlos Hyde (Ohio St.) e Jeremy Hill (LSU);

Wide Receiver

A posição: Provavelmente a posição mais carregada de talentos neste ano, a classe de WRs tem tudo para ser uma das melhores de todos os tempos. Nada menos do que 6 atletas estão com notas de 1st round de acordo com o ranking do SI.com, enquanto 7 atletas possuem ranking de 1st round pelo ranking da CBS.

Principal nome: Sammy Watkins tem tudo. O atleta de Clemson tem a altura e o alcance para fazer recepções difíceis, o seu índice de 4.4 segundos no pique de 40 jardas é o suficiente para tostar a maior parte dos cornerbacks da liga, além de ser um corredor de rotas excepcional. Foi o quarto atleta universitário indicado para a seleção All-American em seu primeiro ano de faculdade em toda a história, feito este obtido anteriormente apenas por Herschel Walker, Marshall Faulk e Adrian Peterson, dois hall of famers e outro excepcional atleta.

Possíveis destinos: St. Louis Rams, Cleveland Browns e Oakland Raiders e New York Jets adorariam contar com esse explosivo wide receiver.

Outros destaques: Mike Evans (Texas A&M) e Marqise Lee (USC);

Offensive Tackle

A posição: 2013 foi um ano fortíssimo para OTs, os grandalhões que ancoram as linhas ofensivas e protegem os QBs. Cinco foram selecionados no primeiro round. Este ano, temos três claros talentos que devem figurar entre os primeiros 15 picks do draft.

Principal nome: Greg Robinson foi um espetáculo de se assistir no combine. Uma montanha de 1,96m e 151kgs espantou todos fazendo o pique de 40 jardas, principal teste de velocidade, em apenas 4,92 segundos. Um verdadeiro atleta de elite, capaz de abrir caminho para os corredores e ter agilidade e força para parar os mais agressivos pass rushers. Já falam dele como um atleta capaz de dominar a posição de Left Tackle de um time desde seu primeiro jogo.

Possíveis destinos: Esse super atleta saído de Auburn não deve passar do top10, podendo ir para o St. Louis Rams, Tampa Bay Buccaneeers, Jacksonville Jaguars ou Atlanta Falcons

Outros destaques: Jake Matthews (Texas A&M) e Taylor Lewan (USC);

Guards e Centers

As posições: Posições freqüentemente vistas como coadjuvantes, foram destaque em 2013, produzindo 4 atletas no primeiro round, sendo dois deles no top10. Este ano, os jogadores do interior da linha ofensiva não tem recebido o mesmo destaque que no ano passado e espera-se que os principais talentos dessas posições saiam no final do primeiro round.

Principal nome: Xavier Su’a-Filo esta em uma classe só dele em questão de força física e técnica em relação aos outros prospects de 2014. Um cara que tem o chamado “mean streak”, a capacidade de castigar os defensores adversários com força, agilidade e posicionamento. Foi capitão do seu time na UCLA e eleito melhor jogador do ataque no seu último ano.

Possíveis destinos: Deve ser escolhido no fim do primeiro round, substituindo times que perderam jogadores na posição, como Kansas City Chiefs e Denver Broncos.

Outros destaques: Gabe Jackson (Guard – Mississippi St.) e Weston Richburg (Center – Colorado St.).

Esses são meus principais palpites entre os jogadores de ataque que serão escolhidos logo no draft desse ano. No meu próximo artigo vou falar dos meus palpites para a defesa.

 



Fã de praticamente todos os esportes. Neste espaço você verá comentários e opiniões, principalmente sobre futebol e o campeão do século XX, o Palmeiras, além de comentários sobre a NFL e o time mais popular e valioso da liga, o Dallas Cowboys.