Mito ou verdade: Barcelona estraga jogadores para seleções?

Diferentemente do que andam dizendo por aí, não é o Barcelona que estraga jogadores para seleções e sim o contrário, o famoso ‘Vírus FIFA’, muito conhecido na Catalunha. O Barça é daquelas equipes que até os reservas fazem parte de alguma seleção. E sempre quando vão para amistosos de suas seleções, espalhados no mundo todo, voltam machucados, cansados e com o problema de fuso horário.

DESTAQUES
Olho no lance: tapa na cara ou mão boba de Ribéry? Assista
Jogador do Real dá ‘catarrada’ acidental em rival; assista

Andaram mandando o Neymar se cuidar, dizendo que o clube estragava jogadores em ano de Copa do Mundo, citando os casos Ronaldinho(2006) e Messi (2010).

Eu tenho que discordar, o Barcelona é um clube ‘diferente’ que há muitos anos joga o futebol pra frente em busca de gols, em prol do ataque, beneficiando seus atacantes, e claro com isso privilegiando os brasileiros que lá jogaram.

Todos os brasileiros ‘extra classe’ que passaram pelo Barça se deram bem, foram artilheiros, foram campeões e claro foram para a seleção, aliás eles sempre estiveram entre as estrelas do Brasil.

Romário (94), Ronaldo Fenômeno (97), Rivaldo (99) e Ronaldinho Gaúcho (04/05) foram melhores do mundo e tiveram seus melhores anos vestindo a camisa ‘blaugrana’.

Esperamos que o Neymar não escute os desavivados de plantão e siga seu caminho na Catalunha, em uma grande escola, com grandes parceiros.

Casos de jogadores do Barça na últimas Copas:

Vamos falar dos últimos 20 anos de Copa.

Se buscar em uma memória recente, o Romário estava comendo a bola no time do Cruyff e fora da seleção do Parreira. Fazendo gols de todos os jeitos lá na Europa, e aqui a canarinho correndo risco de ficar de fora da Copa. Telefone. Convocação. Show no Maracanã, Copa 94. 5 gols. Assistências. Título. Prêmio FIFA Melhor do Mundo.

Resultado na Copa 94: Campeão do Mundo

 

Rivaldo estava no Barça, e foi muito bem fazendo 3 gols na Copa de 98 e mais 5 gols na Copa de 2002, e se cansando de dar assistência pro Ronaldo, fazendo uma das melhores duplas da história da seleção.Duas jogadas contra a Alemanha. 2×0.Título. Consagração. Bola de Ouro e Prêmio FIFA Melhor do Mundo.

Resultado na Copa 98 e 2002: Vice Campeão na França e Campeão do Mundo na Korea/Japão

 

No caso do Ronaldinho em 2006 foi diferente. R10 fez no Barça o que jamais um brasileiro tinha feito, nenhum dos craques conseguiu, e o gênio da bola fez história. Na temporada 2005/06, Ronaldinho começou conquistando a Supercopa, depois levou a Liga da Espanha com direito a show e aplausos no 3×0 do Bernábeu, e por último, Champions League sendo vice artilheiro com sete gols e líder em assistências, com quatro. Título, o segundo na história do clube. Chegou ao céu. Seu ano terminou três semanas antes da Copa, com toda essa carga física e emocional, impossível render 100%.

Resultado na Copa 2006: Quadrado mágico leva show da França (importante:Ronaldo e Adriano chegaram fora do peso)

 

2010. Aiaiaiai. O Barcelona estraga jogadores para seleções? Se Messi foi mal, por estar ‘cansado’ dos anos gloriosos que teve, os outros oito jogadores do Barça foram excelente. Campeões mundiais, e entram para história com o Tiki Taka liderados pelo Xavi e Iniesta, gol decisivo na semifinal eliminando a Alemanha do Carles Puyol e gol do título contra a Holanda na final do Iniesta. Xavi considerado melhor da Copa. Messi, Xavi e Iniesta na votacão da FIFA, pela primeira vez na história tr6es do mesmo clube.

Resultado na Copa 2010: 8 Campeões do Mundo



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.