LeBron não merece, mas vai igualar Jordan em MVPs

Apesar de ser nos playoffs que a coisa pega, a temporada regular serve para que os times possam se adaptar aos novos jogadores, classificarem e se prepararem para o mata-mata.

Uma série de prêmios é distribuída para os melhores da temporada: melhor jogador de defesa, melhor calouro, melhor técnico e o mais valioso e disputado o MVP (Most Valuable Player).

LeBron James vem dominando nesta categoria, levou quatro dos últimos cinco troféus, e pelo jeito que vai, deve embolsar pelo menos mais uns três ou quatro antes de se aposentar.

DESTAQUES
Kevin Durant bate recorde de Michael Jordan
Para Lebron, Durant é o MVP da NBA esse ano
Grizzlies ganham fora de casa e Clippers humilham Warriors; assista

A pergunta que fica é: LeBron merece igualar Jordan em MVPs? O astro maior da NBA tem na currículo cinco prêmios.

A resposta é simples, merecer não merece, mais vai igualar e talvez até passar, mas isso não quer dizer que foi melhor. Na época de Jordan, anos 80 e 90, a concorrência era outra.

Quando Jordan chegou na NBA, a liga contava com os maiores jogadores da história, Larry Bird, Magic Johnson, Kareem Abdul Jabbar, Dr. J, Barkley, Karl Malone, entre outros. Jordan teve que montar sua equipe, e só foi ganhar um título depois de apanhar muito dos Celtics, dos Knicks e dos ‘Bad Boys’ de Detroit.

nbanbanba

Já LeBron, pegou a NBA em transição, jogadores novos na época como Kobe Bryant, Tim Duncan e Shaq tiveram grandes anos e conseguiram títulos com sua equipes, antes de se tornarem MVPs. E no caso de LeBron, estes ‘grandes’ já em fase final de carreira, sobrou pra ele carregar a Liga.

Antigamente, o prêmio de MVP não era dado somente ao melhor jogador da temporada, mas também o jogador que ‘ajudava’ sua equipe a sair de um patamar e leva-vá a outro, lembrando que Steve Nash ganhou por duas vezes seguidas, enquanto Kobe Bryant era de longe o melhor jogador da NBA.

Neste ano, LeBron não vai ganhar, pois Kevin Durant teve um ano histórico, liderando o Thunder com números inimagináveis (muito parecidos com os do Lebron) e ainda superou o Michael Jordan em mais de 40 partidas consecutivas fazendo mais de 25 pontos.

mvp5

Os maiores vencedores da história são: Kareem Abdul Jabbar (6), Michael Jordan (5), LeBron James/Bill Russel/Wilt Chamberlain (4), Magic Johnson/Moses Malone (3) ,Tim Duncan e Steve Nash (2), Kobe Bryant/Dirk Nowitski (1).

Em todos os anos,somente em quatro temporadas o MVP não foi de um jogador dos EUA. Hakeen Olajuwon da Nigéria, Steve Nash do Canadá e Dirk Nowitski da Alemanha foram os únicos a levarem o prestigioso troféu.

 Aqui todos os vencedores do Prêmio MVP da NBA:

mvp1mvp2mvp3



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.