Ironias da vida: Santos de 2002 foi favorecido pelo regulamento no Brasileirão

O futebol brasileiro, ou melhor, os personagens do futebol brasileiro, têm memória curta. Mal terminou o Campeonato Paulista de 2014 e o técnico Oswaldo de Oliveira, derrotado por Doriva e seus comandados, chorou as pitangas por causa do regulamento da competição.

Segundo Oswaldo, o Santos, melhor time da fase classificatória, com sete pontos a mais do que o campeão Ituano, foi prejudicado por ter jogado as finais sem a vantagem de levar o título no caso de dois resultados iguais.

Que ironia, não? Há exatos 12 anos, a segunda geração dos Meninos da Vila, comandada por Diego, hoje astro do Atlético de Madrid, e Robinho, do Milan, levantou o título do Campeonato Brasileiro e findou um jejum de 18 anos sem títulos importantes do Peixe justamente por ter sido beneficiado pelo regulamento.

Na ocasião, o Peixe, mal das pernas durante toda a longa e cansativa fase classificatória da competição, chegou à última rodada dependendo de um verdadeiro milagre para chegar aos mata-matas.

O time da Vila Belmiro brigava cabeça a cabeça com Cruzeiro e Coritiba pela oitava vaga nas quartas de final, e precisava torcer contra os rivais para levar a vaga. Derrotado por 3 a 2 pelo São Caetano, só se classificou porque o Coxa deu vexame ainda maior, sendo goleado por 4 a 0 pelo rebaixado Gama, com quatro gols do artilheiro Dimba.

ENVIE SUA NOTÍCIA
Também quer opinar sobre o assunto? Envie sua notícia!

O Peixe encarou o São Paulo, melhor time disparado da fase classificatória, e que somou 13 pontos a mais nos 25 primeiros jogos, e mandou o time do Morumbi para casa com duas vitórias: 3 a 1 na Vila Belmiro e 2 a 1 no Morumbi.

Na sequência, despachou o Grêmio, quinto na fase inicial da competição, e conquistou o título em cima do Corinthians, que havia terminado o campeonato na terceira posição. E aí, Oswaldo e companhia? O título de 2002 foi injusto por causa do regulamento ou os Meninos da Vila, assim como o bem montado time do Ituano, foram merecedores da taça?


Apaixonado por futebol e esportes em geral.