Futebol carioca precisa aprender a ter “pegada” de Libertadores

Aparentemente, os times do Rio de Janeiro estão com o espanhol enferrujado. Nesta quarta-feira (9), Flamengo e Botafogo perderam e se juntam ao Atlético-PR no clube dos eliminados na edição deste ano da competição sul-americana. Cruzeiro, que fez a lição de casa, Grêmio e Atlético-MG (Tricolor e Galo jogam nesta quinta-feira, dia 10), estão nas oitavas.

E faz tempo que um clube do Rio de Janeiro não surpreende na América. A última vez que um dos quatro grandes do Estado ergueu o troféu foi em 1998, com o Vasco. A conquista, somada à do Flamengo, em 1981, são as únicas das equipes fluminenses.

Falta aos times do Rio um pouco mais de malícia na competição sul-americana. Um dos motivos para que isso falte talvez seja a baixa participação de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo no torneio nos últimos anos.

Uma rápida busca constata o fato, ainda mais quando se compara as presenças de fluminenses e paulistas no torneio de 2006 para cá.

Enquanto São Paulo tem pelo menos duas equipes a cada edição – 2014, com nenhum participante, é o ponto fora da curva -, o Rio não teve times na disputa em 2006 e 2009. Em 2007 e 2010, só o Flamengo jogou; em 2011, apenas o Fluminense.A dupla estaria junta em 2008.  O recorde das últimas temporadas foi  em 2012, quando Vasco, Flu e Fla tentaram o título, sem sucesso.

Na Pauliceia, o negócio é diferente. Dos quatro participantes na edição 2006 (São Paulo, Paulista, Corinthians, Palmeiras), Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras se alternaram em participações, mas sempre dois deles representaram o Estado até 2013. Destaque os troféus levantados pelo Peixe, em 2011, e pelo Timão, em 2012.

Não raro, gaúchos e mineiros também chegam na competição continental.

Curiosamente, em âmbito nacional, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco têm tido bons anos. Apesar do rebaixamento do cruzmaltino no último Campeonato Brasileiro – e da polêmica permanência do Flu à Série A – de 2009 para cá, foram três conquistas: Flamengo, em 2009 e Fluminense, em 2010 e 2012.

Na Copa do Brasil, o retrospecto recente também é bom: foram dois títulos nos últimos três anos, com Vasco, em 2011, e Flamengo, na última temporada.

Crédito da foto: Reprodução / Facebook Botafogo Oficial



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.