Com Robinho, veja a provável lista de convocados da seleção brasileira na Copa

Créditos: Vipcomm

Felipão confirmou na última quinta-feira (24) oito nomes que estarão garantidos na Copa do Mundo: Julio Cesar, Thiago Silva, David Luiz, Oscar, Ramires, Paulinho, Willian e Fred.

DESTAQUE
Opinião: Teimosia de Felipão pode custar caro na Copa
Diego Costa seria hoje o camisa 9 da seleção brasileira

Até aí, nenhuma surpresa. Todos foram testados e aprovados por Luiz Felipe Scolari durante os amistosos já realizados.

A lista final dos 23 convocados será divulgada apenas no dia 7 de maio. Mas já podemos arriscar alguns palpites.

Felipão afirmou não ter dúvidas em relação aos jogadores que vão para o Mundial. Isso significa que, salvo lesões ou imprevistos, não há espaço para mais ninguém. Então, vamos lá, posição por posição:

GOLEIROS
Palpites: Julio Cesar, Jefferson e Diego Cavalieri

Apesar de estar no obscuro Toronto FC, do Canadá, Julio Cesar foi o primeiro atleta a ser confirmado por Scolari para o Mundial. Experiente, esteve nas Copas de 2006 (reserva) e 2010 (titular). Será o titular no Brasil.

Jefferson, do Botafogo, será o reserva imediato. Tem sido convocado constantemente e já foi titular em algumas partidas.

Diego Cavalieri, do Fluminense, não tem convocação garantida. Concorre com Victor, do Atlético-MG. Mas como esteve na Copa das Confederações e seja conhecido do preparador de goleiros da Seleção, Carlos Pracidelli, acredito que Cavalieri seja o cara.

LATERAIS
Palpites: Daniel Alves, Marcelo, Rafinha e Maxwell

Daniel Alves e Marcelo, titulares incontestáveis da Seleção, só não vão estar no Brasil caso uma hecatombe aconteça.

Maxwell, do Paris Saint-Germain, foi chamado pela última vez em novembro, nos amistosos contra Honduras e Chile. Está indo bem na França e não deve sofrer ameaça de Filipe Luís, do Atlético de Madrid, e reserva na Copa das Conferações.

Rafinha, do Bayern de Munique, tem a concorrência de Maicon, da Roma. Por ser mais jovem e ter ido bem no amistoso contra a África do Sul, aposto em Rafinha.

ZAGUEIROS
Palpites: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Marquinhos

Quanto aos três primeiros, são escolhas lógicas. O primeiro e segundo capitães da equipe além de Dante, peça recorrente nas listas de Felipão.

Marquinhos, do PSG, não está garantido. Mas tem boas chances. Concorre com Henrique (Napoli), Dedé (Cruzeiro), Réver (Atlético-MG) e, talvez, com Miranda (Atlético de Madrid). O fato de também jogar como volante e de ser jovem pesa a favor.

MEIO-CAMPISTAS
Palpites: Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho, Ramires, Oscar, Willian e Bernard

Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Willian, Oscar e Bernard estarão na Copa. Têm jogado com frequência na Seleção e os “ingleses” (Paulinho, Ramires, Willian e Oscar) já foram garantidos por Scolari.

Fernandinho é nome praticamente certo. O volante do Manchester City é versátil e, com ele, Felipão “junta” dois jogadores que fariam funções distintas: Lucas Leiva (Liverpool) e Hernanes (Inter de Milão). Agradou nas oportunidades que teve e deve estar no Brasil.

ATACANTES
Palpites: Neymar, Fred, Hulk, Jô e Robinho

O único garantido por Felipão é Fred. Mas é óbvio que Neymar estará na Copa. Hulk e Jô, idem.

Por mais que não seja unanimidade, Robinho deve confirmar presença em seu terceiro Mundial. Experiente, é o cara que vai dar confiança e ser um “pai” para Neymar caso as críticas cheguem durante o Mundial. Além do mais, é bom de grupo, característica sempre importante.

Arrisco, até, a numeração:

1 – Jefferson
2 – Daniel Alves
3 – Thiago Silva
4 – David Luiz
5 – Rafinha
6 – Marcelo
7 – Hulk
8 – Fernandinho
9 – Fred
10 – Neymar
11 – Oscar
12 – Julio Cesar
13 – Dante
14 – Willian
15 – Maxwell
16 – Ramires
17 – Luiz Gustavo
18 – Paulinho
19 – Marquinhos
20 – Bernard
21 – Jô
22 – Diego Cavalieri
23 – Robinho

Alguém arrisca mais um palpite?



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.