Brasileiros iniciam temporada da Indy aos tropeços

Representantes do Brasil na temporada 2014 da Fórmula Indy, Helio Castroneves e Tony Kanaan terão de pisar ainda mais fundo para terem chances mais concretas de título.  Esse, pelo menos, é o cenário após as três primeiras etapas da categoria.

DESTAQUES:
Quem será o próximo otário a contratar Adriano Imperador?
Relembre 7 craques que mereciam mais reconhecimento nas Copas

Castroneves, da Penske, é o 8º piloto na classificação geral, com 66 pontos. Kanaan, que trocou a KV Racing pela Ganassi, soma 62. O líder é o australiano Will Power, companheiro de equipe de Helinho e dono de 125 pontos e uma vitória na temporada.

Diferentemente do ano passado, quando lutaram até o fim pelo título (caso de Castroneves) e venceram as 500 Milhas de Indianápolis (Kanaan), a dupla não tem bom início de ano. Em contrapartida, Will Power e o campeão de 2013, Ryan Hunter-Reay, aparecem como os principais candidatos ao título.

A primeira prova, no entanto, foi promissora. Nas ruas de St. Petesburg, na Flórida, Castroneves foi o 3º, enquanto Tony Kanaan ficou com a 6ª posição. O vencedor foi Will Power, enquanto Ryan Hunter-Reay foi o 2º colocado.

Na corrida seguinte, em Long Beach, a vitória ficou com o inglês Mike Conway, da Carpenter. Will Power, da Penske, e o colombiano Carlos Muñoz, da Andretti, fecharam o pódio. Helio Castroneves foi o 11º; Tony Kanaan abandonou a prova após acidente.

No domingo (27), foi a vez de Hunter-Reay vencer pela primeira vez em 2014. No Alabama, o piloto da Andretti foi o mais rápido, seguido pelo companheiro de time Marco Andretti e pelo neozelandês (e atual campeão da Indy) Scott Dixon, da Ganassi. Tony Kanaan fez boa corrida, mas não passou do 9º lugar. Helio Castroneves cruzou a linha de chegada em 19º.

As duas próximas paradas do calendário serão em Indianápolis. No dia 10 de maio, acontece a corrida no circuito misto. No dia 25, é a vez da tradicionalíssima prova de 500 milhas – onde Helinho já venceu em 2001, 2002 e 2009 e Kanaan faturou a edição do ano passado.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.