Ingleses criticam greve de garis: “Copa no Brasil será apenas um pouco de lixo?”

A greve dos catadores de lixo do Rio de Janeiro é tema de reportagem do jornal britânico The Independent neste sábado. A chamada para a matéria questiona: “neste verão, a Copa do Mundo no Brasil será apenas um pouco de lixo?”.

O artigo serve como pano de fundo para uma análise sobre as dificuldades encontradas pelo Rio de Janeiro para contornar o monte de lixo acumulado logo após o Carnaval. “As pilhas de lixo (…) são um lembrete dos problemas que o Brasil encontra com três meses restantes para se preparar à Copa do Mundo”.

A quantidade de turistas prevista para a Copa do Mundo especificamente no Rio de Janeiro, aponta o jornal, é de 600 mil estrangeiros. A reportagem apresenta um cenário em que “plástico, papel e metal foram empilhados em diversas ruas do Rio” e ainda fala sobre a sujeira nas “praias de Copacabana, Ipanema e Leblon e bairros de luxo onde o lixo tem feito as vias transbordarem”.

Captura de Tela 2014-03-09 às 00.05.05



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.