Campeão alemão faz primeiro jogo de ping-pong da história contra um robô; assista

Estão os robôs destinados a ganhar dos humanos em tudo? Talvez não, pelo menos ainda não. A indústria de robôs Kuka criou o que pode ter sido o primeiro jogo de ping pong ( tenis de mesa), entre humanos e robôs.

O robô da Kuka, Agilus, jogou contra o campeão de tenis de mesa alemão e ex-numero um do mundo Timo Boll no dia 11 de março. Infelizmente o jogo não passou ao vivo. Ao invés disso a empresa chinesa Kuka filmou o jogo para fins comerciais e depois editou o video. Muita da ação esta em câmera lenta, talvez pelo fato de Boll e o robô Agilus se mexerem muito rápido para uma câmera em velocidade normal.

Screen shot 2014-03-12 at 3.11.41 PM

Sim, aparentemente o jogador Boll ganhou a partida, que foi em Sofia, Bulgaria, mas não da pra saber se foi um jogo inteiro ou alguns pontos jogados. Também não esta muito claro como o robô segue a bolinha de ping-pong durante o jogo. O website da empresa Kuka, não lista a visão como uma ferramenta do robô Agilus, o que pode significar que ele tenha usado sensores externos para seguir  a bolinha laranja.

Baseado no video mostrado, parece que o ‘Agilus’ tem força, mobilidade e tamanho para cobrir a mesa inteira e conseguir jogar contra o campeão alemão Boll.

Screen shot 2014-03-12 at 3.11.59 PM

Kuka criou o video para promover a abertura da nova fábrica de construção de robôs em Shanghai, na China.

 

Veja o jogo Timo Boll vs. KUKA Robot:

Veja o por trás das cameras do evento:



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.