10 Razões porque a década de 90 foi a melhor Era da NBA

Reprodução

Já se passaram quase 15 anos , e a década de 90 continua sendo a mais falada da história da NBA. Os anos 90 foram ótimos para o estilo e cultura moderna, os filmes americanos, Tupac e Biggie arrebentando e se matando pela supremacia do rap, e claro Michael Jordan dominando nas quadras. Seu impacto foi tão grande, que até hoje só se fala nisso. Poderia se dizer que a melhor década foi a de 80 com a rivalidade do Magic Johnson com o Larry Bird, mas a de 90 teve maior abundância de talento, além de Magic e Bird, teve Jordan no auge, e claro o Dream Team, por muitos o melhor time de todos os tempos em todos os esportes..

Aqui as 10 maiores razões que a década de 90 é a melhor da história da NBA:

10. Rivalidades

Bird e Magic. Celtics e Lakers. Ao mesmo tempo que tinha rivalidade, tinha admiração e respeito. Algo raro hoje.

Michael Jordan e Pippen contra os ‘Bad Boys’ de Detroit, comandados por Isiah Thomas. A briga foi tão feia que MJ vetou Isiah no Dream Team em 92.

Chicago Bulls contra o NY Knicks do Pat Riley, John Starks e Patrick Ewing. Grande time e jogadores que acabaram sem ganhar nenhum titulo na carreira, com o dominio dos Bulls.

Reggie Miller contra Spike Lee. Classica ! Playoffs de 95. Brigas, ‘The Choke’, 8 pontos em 9 segundos e uma amizade hoje em dia.

E a grande última rivalidade foi Miami Heat e NY Knicks. Alonzo x Larry Johnson. Pat Riley, agora como técnico do Heat contra Jeff Van Gundy.

 

9. Comerciais

Com o Michael Jordan bombando e simbolo da excelência no esporte no mundo. Marcas como Nike, Gatorade, Converse, McDonald’s, Reebok e Pepsi aproveitaram a oportunidade e logo criaram seu espaço dentro da NBA , que ja não parava de crescer.

 

8. Sneakers/ Tênis

Air Jordan criou a referência e depois os outros vieram atrás. A Reebok investiu no Charles Barkley, Penny Hardaway e Allen Iverson. A Fila com o Grant Hill e outros mais.

 

7.  Basquete físico e brigas

Só pra citar algumas lendas Hakeem Olajuwon, Patrick Ewing, David Robinson, Karl Malone ,Dikembe Mutombo, Shaq, Charles Barkley entre outros jogavam duro e como o basquete deve ser jogado. Aqui a famosa briga do Larry Johnson contra o Alonzo.

 

6. Camisas 

nba_jordan_00

Precisa falar mais ?

 

5. Tradição na TV

Marv Albert, Ahmad Rashad, Mike Breen, Bill Walton, Hannah Storm e Bob Costas era uma equipe perfeita. Aqui no Brasil era o Luciano do Valle.

 

4. Hip-Hop era

Allen Iverson representou a mudança de comportamento e maneira de se vestir do atleta moderno da NBA. Junto com a chegada do hip-hop, Iverson mudou a cara do jogo, sempre jogando com o coração, uma nova geração se espelhou nele. Também teve alguns filmes históricos que combinaram hip-hop com basquete como  Above the Rim com Tupac ,Homens Brancos não Sabem Enterrar e He Got Game.

 

3. Entretenimento

Cada noite você sabia que ia ter um jogão. David Robinson vs. Hakeem Olajuwon, Karl Malone vs. Barkley, Jordan vs. Drexler só pra citar alguns clássicos da época.

69083256

 

2. Golden era

Os melhores dos anos 80, Bird, Magic, Olajuwon, Isaiah, juntando com os melhores dos anos 90, Jordan, Robinson, Pippen e dos anos 2000, como Kobe Bryant, Tim Duncan, Jason Kidd, Shaq, e com o show do Dream Team nas Olimpiadas de Barcelona e 1992, a NBA mostrou sua superioridade ao mundo, motivando muitos estrangeiros como o alemão, campeão e ex-mvp Dirk Nowtzki.

E claro em 1991, Magic Johson anunciou a NBA e ao mundo que tinha o vírus HIV, causando um enorme impacto nas pessoas. Desde então Magic já levantou e investiu milhões de dólares e atráves de remédios, continua firme e forte.

 

1. Michael Jordan

Simpleste Mj. O cara pegou a tocha do Bird e do Magic e levou a NBA a outro patamar. Tanto no nível técnico, Jordan é por muitos considerado o maior de todos os tempos, como á nível internacional. Com sua imagem e ajuda da Nike , Air Jordan ficou conhecido internacionalmente. Como disse anteriormente MJ virou referência de excelência, estilo, categoria, classe, marketing e claro títulos.

Nos anos 90 , sua média na NBA foi : 30.8 PPG (pontos), 5.1 APG (assistências), 6.3 RPG (rebotes) e 2.3 SPG (roubadas de bola). 6 Títulos da NBA, 6 MVP das Finais, 4 MVP da Liga, 2 medalhas de ouro olimpicas (84/92).

E também fez parte do Space Jam, cartoon ‘cult’ do basquete.

 

 

E pra você , qual foi a melhor década da NBA ?



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.