Começa nesta sexta-feira (03) a Copa São Paulo de Futebol Junior

(Foto: Reprodução / http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor)

Nesta sexta-feira, dia 03/01, começa a Copa São Paulo de Futebol Junior com os jogos do Grupo I, Noroeste e Aquidauanense no Alfredo de Castilho as 14h e de Flamengo e Santo Andre também no Alfredo de Castilho só que as 16h. Outros jogos da Copa São Paulo acontece no sábado (04/01) e domingo (05/01).

A Copa São Paulo tem 104 equipes e disputado em grupos de mata-mata. A Copa São Paulo de Futebol Júnior ou Copinha é uma competição de futebol masculino juvenil sub-20 do Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e inclui clubes não só de São Paulo, mas de todo o Brasil e, eventualmente, clubes de outros países.

Os jogos acontece no Plínio Marin pelo Grupo A, Pref. Alberto Victolo pelo Grupo B, já no Grupo C os jogos acontece no Benedito Teixeira, pelo Grupo D acontece no Otacília Patrícia Arroyo, que joga pelo Grupo E os jogos acontece no Bento de Abreu, pelo Grupo F os times joga no Gilbertão, os times do Grupo G jogaram no Jorge Ismael de Biase, pelo Grupo H ira jogar no Prof. Luís Augusto de Oliveira, os times do Grupo I jogara no Alfredo de Castilho, o Grupo J ira jogar no Tenente Carriço, já os times do Grupo K vai jogar no Major Levy Sobrinho, Vereador José Pereira será o estadio do Grupo L, Sindicato dos Metalúrgicos será o estádio do Grupo M, os times do Grupo N  jogara no Ítalo Mário Limongi, os times do Grupo O jogara no José Silveira Nunes, já os times do Grupo P jogara no Salvador Russani, pelo Grupo Q jogara no José Ferez, os times do Grupo R jogara no Baetão, já pelo Grupo S os times jogara no Joaquinzão, os times do Grupo T vai jogar no Francisco Marques Figueira e ainda os times do Grupo U vai jogar no Pólo de Educação Integrada, o Grupo V que tem o Santos vai jogar na Vila Belmiro o Grupo W que há o Barueri vai jogar na Arena Barueri, já pelo Grupo X os times vão jogar no Prefeito José Liberatti, pelo Grupo Y vai jogar no Antônio Soares de Oliveira e os times do Grupo Z que tem o Atlético-MG vai jogar no Comendador Souza.

Para ver os grupo e cada  times que participa da Copa São Paulo de Futebol Junior, click aqui.

Os principais estados a ganhar a Copa São Paulo foram São Paulo com 26 títulos, 32 vices, em seguida o Rio de Janeiro com 8 títulos e 4 vices  e o estado de Minas Gerais com 5 títulos e 3 vices. O time do Corinthians é o principal campeão, tem 8 títulos e 7 vices o último titulo foi em 2012, foi o primeiro a ganhar a Copa São Paulo de Futebol Junior em 1969. Fluminense tem 5 titulo e 2 vices, o Internacional fica em terceiro lugar tem 4 titulo e 1 vice. São Paulo e Atlético-MG tem três titulo cada. Os jogos da Copa São Paulo de Futebol Junior acontece em São Paulo e está é 45° edição.

O Rondonópolis e o Goiás são os únicos times da região Centro-Oeste a ter um artilheiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior: Valdívia na edição de 2012 e Erik na edição de 2013, ambos marcaram oito gols.

O Bahia foi o primeiro clube do Nordeste a chegar na final da Copinha, na edição de 2011.

Somente por seis oportunidades o Campeão da Copa São Paulo teve 100% de aproveitamento nos seus jogos:
Atlético Mineiro em 1976: três partidas.
Corinthians em 1999: sete partidas.
Internacional em 1980: seis partidas.
São Paulo em 2000: sete partidas.
Portuguesa em 1991: nove partidas.
Corinthians em 2012: oito partidas e essa campanha é a melhor de uma equipe na história da competição, tendo marcado 30 gols e sofrido apenas dois.

 



Colaborador especial do futebol mineiro no Torcedores.com.