Não foi falta de aviso! Flu colhe o que plantou ao trazer Luxemburgo

30 de julho de 2013. Há exatamente 101 dias, publiquei neste Torcedores.com o texto com o título “Aposta em “grife” de Luxemburgo pode ser retrocesso no Fluminense” em razão da apresentação do técnico Vanderlei Luxemburgo para substituir o campeão brasileiro Abel Braga no Tricolor carioca. Não tenho o menor orgulho de ter acertado isso.

Pelo contrário, é triste ver como um dos clubes mais vitoriosos dos últimos anos, com dois títulos do Brasileirão desde 2010, acabou caindo no conto dos “pôjetos” do professor Luxa.

Decadente desde a passagem frustrada pelo Real Madrid, onde ficou menos de um ano à frente de um time recheado de estrelas como Zidane, Ronaldo, Raul e Figo, Luxemburgo vive de títulos estaduais desde então. Ganhou um monte desses. Santos em 2006 e 2007, Palmeiras em 2008, Atlético-MG em 2010 e Flamengo em 2012. Do que realmente importa no futebol atual, nada.

Deixou escapar uma Libertadores com o Verdão em 2009 ao não fazer a equipe ter competência suficiente para segurar um 1 a 0 em casa contra o também decadente Nacional do Uruguai. Teve que ser demitido para o Galo não cair em 2010. Pelo Fla, o feito mais marcante foi brigar com Ronaldinho Gaúcho.

Luxemburgo é um ex-técnico em atividade, e pouco a pouco vai afundando o Fluminense. Até acredito que, em função da tabela mais “facil”, o Tricolor não vá ser rebaixado este ano. Mas moralmente, caiu. Campeão brasileiro que defende o título não pode brigar contra a Série B. Nem contratar técnico em fim de carreira como esperança de salvação. Falta de aviso, não foi. Que pelo menos a sorte não abandone o Fluzão agora.



Redação do Torcedores.com