Copa do Brasil: Flamengo quer apagar as frustrações do passado

O Flamengo está muito perto do tricampeonato da Copa do Brasil. Um empate sem gols nesta quarta-feira (27) diante do Atlético Paranaense consagra o time carioca e o coloca na Libertadores da América de 2014. Feito que muitos não acreditavam, por causa do ano irregular do time da Gávea.

Mas vantagem em decisão – já que empatou em 1 a 1 no último dia 20, na Vila Capanema – não traz boas recordações para a torcida. Tudo porque o retrospecto recente do Flamengo em jogos decisivos não é tão agradável. Quem não se recorda de Santo André e América do México?

Contra o time paulista, em 2004, o contexto era parecido com o atual. O rubro-negro só precisava empatar para garantir o título da Copa do Brasil. Mas acabou levando um “baile” do Santo André em pleno Maracanã, perdendo por 2 a 0.

22885

Já contra o América do México, em 2008, o Flamengo podia perder por até dois gols de diferença. Mas foi derrotado por 3 a 0, também no Maracanã, e eliminado de forma traumática da Libertadores da América.

flamengo-foi-eliminado-da-libertadores-de-2008-pelo-america-mex-1263231847563_400x200

Mas, se depender do atual Flamengo, esses dois episódios não irão se repetir. O “oba-oba” característico que antecede as decisões está riscado do dicionário de Jayme de Almeida e dos jogadores. O rubro-negro sabe que esse clima de “já ganhou” nunca fez bem ao clube e se quiser deixar o estádio Mário Filho com o caneco na mão, precisa ter seriedade, humildade e muito respeito ao adversário.

Aliado a isso, contará com o apoio incondicional da massa, que promete uma grande festa. Nem mesmo o alto valor dos ingressos foi o bastante para inibir os torcedores, que prometem lotar o Maracanã e soltar pela primeira vez no ano o grito de campeão.

Que venha o Furacão!



Carioca, jornalista e apaixonada por rádio e futebol. Fiz parte do site Fanáticos por Futebol por três anos, e nesses anos tive a certeza de que é essa vida de leads "destruídos" aos 48 minutos do segundo tempo que eu quero para o resto da vida!