Nadal e Djokovic se aproximam do quinto confronto em 2013

Os dois melhores jogadores do mundo no circuito mundial de tênis devem fazer o quinto confronto do ano em Beijing. Classificados para a semifinal do torneio, Rafael Nadal e Novak Djokovic são favoritíssimos para avançar à grande final. Enquanto o espanhol tem pela frente Tomas Berdych, o sérvio enfrenta Richard Gasquet, em jogos agendados para a madrugada de sexta para sábado.

Apesar de Berdych atualmente estar em quinto no ranking da ATP, Nadal tem tudo para eliminá-lo. O confronto direto confirma a afirmação anterior. Em 18 partidas disputadas, o atual número dois do mundo venceu 15, sendo surpreendido em apenas três oportunidades.

Do outro lado, Gasquet faz o seu décimo jogo contra o melhor atleta em atividade na atualidade. E a desvantagem é bem grande. Em nove confrontos, o francês conseguiu derrotar o rival em apenas uma oportunidade.

Então, se tudo ocorrer como o previsto, o mundo presenciará o trigésimo oitavo duelo entre dois atletas que já estão entre os maiores tenistas de todos os tempos.

E o retrospecto joga a favor do espanhol. Nas 37 partidas disputadas ao longo dos últimos anos, Rafa venceu 22. A disparidade, que já é grande, pode ficar ainda maior. Apenas em 2013, os atletas se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias para Nadal.

Diante dos números, não podemos esconder o favoritismo do tenista que perdeu apenas três jogos em 2013 e conquistou exatos 10 torneios. Mas, uma vitória de Djokovic não seria nenhuma surpresa, já que falamos do primeiro colocado no ranking.



Paulistano e apaixonado por esportes