Cruzeiro caminha a passos largos rumo ao título do Brasileirão

Libertadores

O Cruzeiro vem fazendo uma campanha impecável no Campeonato Brasileiro. Se conseguir manter o embalo nas próximas rodadas, a equipe comandada por Marcelo Oliveira tem tudo para conquistar a competição com algumas rodadas de antecedência.

Hoje, o time mineiro está 11 pontos à frente do Grêmio, que aparece na segunda colocação. E, dentre os possíveis concorrentes, o Tricolor gaúcho é o que mais oferece perigo, ou até o único que oferece perigo, visto que o Botafogo caiu de rendimento nos últimos jogos.

Apesar disso, o Cruzeiro tem uma sequência de jogos complicada. Neste domingo, por exemplo, o time celeste joga contra o Náutico, na Arena Pernambuco. A disparidade técnica entre os adversários é gritante, mas os nordestinos precisam de uma vitória para manter vivo o sonho de permanecer na primeira divisão.

Depois, os mineiros enfrentam o São Paulo no Mineirão e, posteriormente, disputam o clássico contra o Atlético Mineiro, que fará de tudo e mais um pouco para brecar a ascensão do arquirrival. Pra fechar, eles ainda visitam o Atlético Paranaense e o Coritiba. Uma boa sequência nessas cinco partidas é fundamental.

Reconheço que a matemática nem sempre é válida no futebol. O Fluminense já foi apontado como nome certo na segunda divisão, mas conseguiu uma bela reação e se manteve na Série A. Mas, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem 92% de chances de levantar o caneco e, para isso acontecer, a equipe precisaria vencer aproximadamente seis dos treze jogos restantes.

Enquanto isso, Cruzeiro e Botafogo aparecem com 5,2% e 1,4% de chance, respectivamente. Então, podemos afirmar que apenas uma catástrofe pode tirar o título de Minas Gerais. Faço essa afirmação, pois além de vir mantendo uma boa regularidade ao longo da competição, eles também possuem um elenco unido e muito qualificado.

Os adversários que se cuidem!



Paulistano e apaixonado por esportes